Jovens Delinquentes

Projeto TRILHOS ALTERNATIVOS

Memória de Records ClubA motivação do consórcio para o projecto “TRILHOS ALTERNATIVOS” – Estratégia integrada para Menores Delinquentes e as suas Famílias”, é responder a duas necessidades emergentes e tangíveis na UE:

  1. a necessidade de classificar e caraterizar com mais precisão as necessidades dos menores incorporados em processos de justiça juvenil, focando a sua proteção em relação à sua capacidade, suas necessidades em termos de aprendizagem e seu potencial em termos de competências.
  2. a necessidade de criar e disponibilizar concretas à prisão para menores infratores, suas vítimas e familiares, considerando perspetivas sociais, de fundo e individuais.

Jovens Delinquentes
Os objetivos operacionais do presente projeto, correspondem ao levantamento e desenvolvimento de boas práticas, implementando abordagens inovadoras para programas e serviços como alternativas à estrita detenção com o objectivo de construir um vademécum que compreende:

  • serviços sócio-educativos destinados a desenvolver o bem-estar geral da criança delinquente, para promover a auto-expressão, o respeito, a dignidade, a autonomia, a reinserção social e a educação de menores sujeitos a penas judiciais, reduzindo o risco de possíveis recaídas após a punição;
  • Caminhos de orientação motivacional e trabalho individualizado que visam a inclusão social.
  • justiça restaurativa, direcionada para a responsabilidade dos infratores e a recuperação da vítima.
  • envolvimento das famílias dos infratores no programa de reeducação, reabilitação e reintegração apoiada por uma abordagem concreta baseada no trabalho, o todo sustentado por uma variedade de materiais, tais como: plataforma Internet, manuais e kits de ferramentas,gravação de vídeos em Inglês e também nas línguas dos países participantes.

A sustentabilidade do projecto é assegurada durante o seu âmbito e depois de ser encerrado, graças a um plano de campanha e divulgação, sensibilização, conhecimento público das questões nele abordadas e que são fundamentais para garantir a todos o bem-estar social.

As atividades também irão ter em conta e discutir as necessidades do lançamento de melhorias na estratégia de comunicação que incluem campanhas de sensibilização e mecanismos de promoção do projecto para além, naturalmente, das suas partes interessadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *